The Highest Andes: a record of the first ascent of Aconcagua and Tupungato in Argentina, and the exploration of the surrounding valleys, de Edward FitzGerald, é um dos livros clássicos sobre a exploração das montanhas andinas, e detalha as expedições que fizeram a primeira ascensão do Aconcagua e do Tupungato.



A primeira edição é de 1899, publicada pela editora Methuen & Co, de Londres, já tendo se tornado rara e bastante valorizada. Sua linda capa original apresenta a figura de um condor gravada em dourado.



A primeira edição apresenta 52 fotografias, sendo uma desdobrável, com uma vista panorâmica obtida do cume do Cerro Penitentes.



A primeira edição também contém 2 lindos mapas desdobráveis. Os exemplares completos, que incluem os dois mapas e a foto desdobrável, são os mais valorizados.

O primeiro mapa representa a rota seguida pela expedição, com os detalhes das quebradas de Horcones e do rio Tupungato e a localização de algumas montanhas, como o Aconcagua, o Tupungato, o Tolosa (erroneamente chamado de Torlosa), o Penitentes, o Almacenes, o Catedral, o Juncal, o Polleras e o Navarro.



Já o segundo mapa é uma belíssima carta topográfica colorida, representando em detalhes a região do Aconcagua com um incrível efeito de tridimensionalidade.


Aconcagua visto desde a Quebrada de Horcones.



O cume do Aconcagua visto desde Nido de Cóndores.



O cerro Cuerno visto das proximidades da Plaza de Mulas.



Mais algumas fotos da região do Aconcagua e Tupungato.