Espaço reservado à divulgação da literatura de montanha, principalmente as obras clássicas e as raridades que contam a história do montanhismo, desde o século XIX até os dias atuais.
O que caracteriza um livro raro? Livros raros, geralmente, são livros difíceis de se encontrar, como as primeiras edições de títulos publicados há muito tempo, ou que guardam alguma característica que os diferencie, tornando-os únicos, como um exemplar autografado por seu autor.
Tão excitante como explorar uma montanha é explorar a bibliografia disponível sobre essa montanha, e as descobertas que fazemos são fascinantes e encontramos verdadeiras raridades. E garimpar um sebo ou vasculhar a internet em busca dessas preciosidades é como percorrer um vale desconhecido ou subir por um glaciar: sempre existem surpresas agradáveis aguardando os exploradores!
É verdade que muitas obras raras alcançam preços exorbitantes e nem sempre podemos ter acesso às mesmas. Mas é um enorme prazer quando, depois de muito procurar, encontramos um exemplar com um preço em oferta. E sua aquisição acaba sendo um investimento, como um bom vinho que, envelhecendo, se valoriza.
Mas nem todo livro raro é caro, ás vezes sua raridade está no fato de ser uma obra totalmente desconhecida, que não consta nas bibliografias especializadas. É outro tipo de prazer, encontrar livros que nunca havíamos ouvido falar e que, talvez, sejam exemplares quase únicos! E, pelo fato de serem desconhecidos, geralmente são baratos.
Para cada livro apresentado, faremos um comentário sobre sua raridade e importância na bibliografia sobre o montanhismo.
Também iremos apresentar os lançamentos, novidades e recomendações, dando um panorama do que de melhor podemos encontrar quando se trata de literatura de montanha.