O Nevado Huascarán (6746 m), na Cordilheira Blanca, é a montanha mais alta do Peru e a sexta montanha mais alta dos Andes. É um maciço gigantesco, cuja imponência se destaca entre as demais montanhas da região, quando avistado desde a cidade de Huaraz, a simpática capital do departamento de Áncash e base para os montanhistas, escaladores e caminhantes que buscam as trilhas e cumes das cordilheiras Blanca e Huayhuash.

Além de ser o ponto culminante dos Andes peruanos, o Huascarán também ostenta o título de montanha mais alta do mundo localizada na zona intertropical (entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio).

O Huascarán possui dois cumes, o principal (cume sul) e o cume norte. O Huascarán Norte, com 6655 m, pode ser considerado uma montanha independente (possui uma proeminência superior a 600 m), correspondendo à segunda montanha mais alta do Peru e à décima da Cordilheira dos Andes.





O objetivo da expedição é a escalada dos dois cumes do Huascarán por sua Rota Normal (Ruta de la Garganta, no glaciar oeste). Uma grande oportunidade, não somente para se chegar ao topo dos Andes peruanos, mas para realizar a ascensão ao Huascarán Norte, cume importante e raramente escalado, que faz parte da lista das 10 montanhas mais altas dos Andes.

Saída

22-JUL-23

Duração

10 DIAS

Preço

US$ 2290

Serviços incluídos


  • Hospedagem em Huaraz

    2 noites

  • Transporte privado

    Huaraz a Musho, ida e volta

  • Alimentação

    Alimentação na montanha

  • Mulas

    12 kg por pessoa

  • Guias

    1 guia para cada 2 clientes

  • Porteadores (carregadores)

    12 kg por pessoa

  • Ajudantes

    Arrieiros e cozinheiro

  • Suporte em Huaraz

    Aluguel de equipamentos

  • Equipamentos *

    1 barraca de alta montanha para cada 2 pessoas

  • Equipamentos *

    Telefone satelital (ligações não incluídas)

  • Equipamentos *

    Oxímetro e kit de primeiros socorros

  • Consultoria Summit Push

    4 horas

* equipamentos disponíveis somente para uso durante a expedição

Serviços NÃO incluídos


  • Passagens aéreas

    NÃO incluído

  • Seguro de viaje internacional (obrigatório)

    NÃO incluído

  • Alimentação e bebidas em Huaraz

    NÃO incluído

  • Ligações telefônicas satelitais

    NÃO incluído

  • Equipamento pessoal

    NÃO incluído

  • Ingresso para o Parque Nacional Huascarán

    NÃO incluído

  • Gorjetas e outros gastos pessoais

    NÃO incluído

  • Custos derivados de resgates

    NÃO incluído

  • Custos derivados de desistência da expedição

    NÃO incluído

  • Outros serviços não explicitamente relacionados

    NÃO incluído



Programa

1º dia - sábado - 22/07/2023: Huaraz
Encontro no hotel reservado para a expedição na cidade de Huaraz (3052 m), onde os guias apresentarão os detalhes do roteiro e farão uma revisão dos equipamentos e roupas dos participantes, ajudando-os na organização de seus itens pessoais. Restante do dia livre para compra e/ou aluguel de equipamentos e roupas e preparação da bagagem para a expedição. Pernoite em hotel.

2º dia - domingo - 23/07/2023: Huaraz - Musho - Acampamento Base
Saída às 06:00 em transporte privado com destino à vila de Musho (3020 m), onde encontraremos os arrieiros e as mulas que carregarão nossos equipamentos e suprimentos durante o trekking até o Acampamento Base Raimondi (4150 m). Após acomodarmos nossa bagagem nas mulas, iniciaremos a caminhada de aproximadamente 5 km, que terá uma duração de 4 a 6 horas para superar os mais de 1000 m de desnível até o local do acampamento.

3º dia - segunda-feira - 24/07/2023: Acampamento Base - Acampamento Morrena
Nesse dia subiremos até o Acampamento Base Avançado (4960 m), também conhecido como Acampamento Morrena, por sua localização entre as “moraines” do Glaciar Oeste. Serão cerca de 800 m de desnível e 3 km de caminhada até o local do acampamento, próximo à entrada do glaciar.

4º dia - terça-feira - 25/07/2023: Acampamento Morrena - Acampamento C1
O próximo acampamento localiza-se no Glaciar Oeste, a 5340 m de altitude. A rota começa por uma língua glaciária predominantemente em gelo, que aos poucos se transforma em uma planície nevada de inclinação moderada, que se dirige até a parede conhecida como Escudo. O Acampamento Avançado 1 (C1) encontra-se na base da cascata de gelo que iremos superar no próximo dia.

5º dia - quarta-feira - 26/07/2023: Acampamento C1 - Acampamento C2
No quarto dia de ascensão iremos montar nosso último acampamento, já próximo aos 6 mil metros de altitude. Para tal, será preciso passar pela parte mais difícil da Rota Normal, a canaleta onde se encontra uma cascata de gelo com trechos que chegam aos 45º de inclinação. O Acampamento Avançado 2 (C2) localiza-se a, aproximadamente, 5900 m, já próximo ao colo que separa o Huascarán Sur do Huascarán Norte.

6º dia - quinta-feira - 27/07/2023: Cume Huascarán Sur
Começaremos a escalada ao Huascarán Sur por volta das 02:00, subindo até a Garganta, o colo que separa os dois cumes do Huascarán, e dirigindo-nos a partir desse ponto para o cume sul. A ascensão tem uma duração prevista de 8 a 10 horas, ida e volta.

7º dia - sexta-feira - 28/07/2023: Acampamento C2 (descanso)
Dia de descanso no Acampamento Avançado 2 (C2).

8º dia - sábado - 29/07/2023: Cume Huascarán Norte
Começaremos a escalada ao Huascarán Norte por volta das 02:00, seguindo a rota até a Garganta, e, desde o colo, tomando a direção do cume norte. A ascensão tem uma duração prevista de 8 a 10 horas, ida e volta.

9º dia - domingo - 30/07/2023: Acampamento C2 - Acampamento Base
Nossa volta será realizada em duas etapas. Nesse primeiro dia desceremos até o Acampamento Base Raimondi, onde esperaremos os arrieiros e mulas.

10º dia - segunda-feira - 31/07/2023: Acampamento Base - Musho - Huaraz
Após acomodarmos nossa bagagem nas mulas, faremos a descida final até a vila de Musho, onde embarcaremos em transporte privado para retorno à cidade de Huaraz. Pernoite em hotel.

Dificuldade técnica

Muito difícil
Travessia de glaciar e/ou neveros: SIM.
Grau de exposição: alto.
Escalada em rocha: SIM.
Uso de cordas: SIM.
Terreno: irregular a muito irregular.



Esforço físico

Muito alto
Altitude máxima: extrema, acima de 6500 m.
Subidas: inclinações muito fortes.
Esforço diário: mais de 12 horas de atividades.
Acampamentos: acima dos 5000 m, último acampamento a quase 6000 m.